JORNAL MILENIO VIP

Notícias

Rafael Tubarão participa do seminário "Rede legislativa de rádio e TV do interior do Brasil

Publicado na edição 154 de Outubro de 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Magé, Vereador Rafael Tubarão, participou do seminário "Rede Legislativa de Rádio e TV no interior do Brasil" que correu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) com o objetivo de orientar as câmaras municipais fluminenses na criação de seus próprios sinais de rádio e televisão. Promovido pela Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Rio e a ASTRAL - Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, o seminário também apresentou os resultados da expansão da Rede Legislativa, que leva para todo o país o sinal da TV Câmara, da TV Senado, da TV Assembleia Estadual e da Câmara Municipal, e, assim, aproxima parlamentares e cidadãos, dá transparência às atividades parlamentares e fortalece a democracia representativa. 

De acordo com o presidente da Alerj deputado Jorge Picciani (PMDB), o seminário é fundamental para que as câmaras municipais sejam orientadas a obter um canal de TV aberta. "Essa interação entre Câmara Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais traz mais transparência ao processo legislativo. A TV aberta vai permitir que a população acompanhe melhor o trabalho desenvolvido nas casas legislativas e se aproxime ainda mais da política", disse Picciani. 

O presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que participou da aberturado evento, informou que o Congresso está buscando integrar a comunicação das casas legislativas de todo o país. "O que nós estamos buscando na Câmara não é só a interação com todas as TVs legislativas estaduais, é integrar a comunicação dos legislativos em todo o país. Claro que o Rio de Janeiro é relevante e a estrutura da TV Alerj é muito boa. Queremos estimular a participação de todas as câmaras municipais do Estado ", ressaltou Cunha. 

Preocupado em dar mais transparência aos trabalhos do Poder Legislativo mageense, o presidente Rafael Tubarão, que já implantou a exibição das sessões plenárias ao vivo pela internet, agora quer estender esse recurso que possibilita ao cidadão mageense acompanhar as ações dos vereadores. 

Pensando nisso, Rafael Tubarão, protocolou um ofício ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, no qual declara o "interesse em firmar acordo de cooperação para a implantação da REDE LEGISLATIVA DE TV DIGITAL" no município. A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes será a primeira no Estado a oferecer este serviço. A expectativa é que a Câmara Municipal de Magé também terá este recurso.